top of page
Buscar
  • Foto do escritorCentro Formação Francisco de Holanda

Levantamento de necessidades de formação

Em cada Escola/AE o respetivo elemento da Secção de Formação e Monitorização (SFM) munese dasferramentas necessárias (inquéritos, reuniões, leitura de atas e outros documentos) para, junto das estruturas intermédias e de topo, identificar as necessidades de formação do pessoal docente e não docente da sua escola.

A SFM é uma secção da comissão pedagógica constituída pelo diretor do Centro, que coordena, e pelo responsável do plano de formação de cada uma das escolas associadas. Esta tem como funções a coordenação, supervisão pedagógica e acompanhamento do plano de formação e de atividades do CFFH; participar na definição das linhas orientadoras e das prioridades para a elaboração dos planos de formação; estabelecer a articulação entre os projetos de formação das escolas e o CFFH, entre outras.

As finalidades e estratégias do plano a elaborar tem sempre em vista a qualificação/capacitação dos profissionais das escolas, conforme se pode ver na figura em baixo.

De forma a que o plano de formação dê resposta às questões de natureza:

  • organizacional - melhorar a escola e as suas estruturas de administração/gestão;

  • profissional - desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de competências profissionais, em permanente atualização científica:

✓ de âmbito didático pedagógico de cada grupo de recrutamento;

✓ resultantes de alterações de orientações curriculares;

✓ desencadeados por opções conjunturais determinadas pela tutela;

✓ provenientes de alterações do conteúdo funcional da profissão docente ou do conteúdo funcional de funcionários;


Difusão de conhecimentos e capacidades orientadas para o reforço dos projetos educativos e curriculares (aprofundar e consolidar a organização e autonomia da instituição); Desenvolvimento de práticas colaborativas.

A sequência metodológica da elaboração do plano de formação a partir do levantamento de necessidades na escola/AE está delineado na Figura em baixo:

Os planos de formação das escolas depois de harmonizados e coligidos, em sede de SFM, dão origem ao Plano de Formação e Atividade do CFFH. Este vai sendo composto tendo em conta os princípios orientadores:

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page